segunda-feira, 25 de outubro de 2010

1ª Edição de Cinema & Abobrinhas

Fizemos o nosso primeiro encontro em Gonçalves-MG, no dia 16 de outubro de 2010, o filme escolhido foi "Estômago", do diretor Marcos Jorge. Estavam presentes vários amigos e familiares. Assistimos ao filme e depois...Rê e eu preparamos um suculento Molho Putanesca que foi servido com penne grano duro....hummmmmmmmm!!!!!
O cheirinho de alho e azeite, azeitonas pretas, tomates, alcaparras, anchova e alecrim (não usamos o manjericão porque uma das amigas era alérgica!) invadiu a casa; ao término do filme todos estávamos famintos...comemos e conversamos, comemos e discutimos "abobrinhas", comemos e filosofamos, comemos e rimos, comemos e nos alegramos.

Você sabia?

A massa puttanesca (em italiano pasta alla puttanesca) é um prato elaborado com massa e com um molho denominado sugo alla puttanesca.
A origem deste prato é incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nome pode fornecer uma pista, "à moda das prostitutas".
Alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha um posto de comidas além do bordel, pode ter inventado este prato. Há outras versões que afirmam que o prato era feito com maccheroni e denominado A la Marinara, tendo mudado de nome depois da Segunda Guerra Mundial.
São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo "Grande dizionario della lingua italiana", é a novela de Raffaele La Capria: "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).
Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. O cheiro do molho era tão bom e agradavel que nos esquecimos rapidinho a ultima imagem horrivel deste filme. Como nos pudemos ter tanto fome depois um epilogo tão monstruoso? Nos somos canibais potenciais? Não, eu acredito que a cozinha boa e o vinho têm o poder de fazer esqueçer as coisas horrorosas!!!
    Obrigada pela experiência agradavel.
    Alex.
    PS: si o português e demais errado você pode corigir, por favor!!!

    ResponderExcluir