segunda-feira, 21 de março de 2011

"Filosofia Brincante"- Vamos brincar de pensar????

Pensando em meus sobrinhos...no mundo encantado da infância...no castelo da Bela Adormecida, Branca de Neve...reflito sobre os valores da literatura e do pensamento crítico...
"Para brincar de pensar precisamos de algumas coisas...olhos curiosos, uma cabecinha cheia de caraminholas, um corpo pra andar, pular e fazer coisas legais!!! Ah, sim!!! E muitas cores em sua vida!!"


No livro "Filosofia Brincante", dos autores Marcia Tiburi e Fernando Chuí, escrito para as crianças,discute-se que a filosofia é como o pensamento que se olha e, ao ver, abre os olhos para o mundo. E descobre que pensar é motivo da mais intensa alegria. Portanto, as crianças devem e podem se divertir pensando, a filosofia é uma brincadeira cheia de surpresas e "...entre o eu e o você tem tantas palavras pra gente ligar nosso pensamento."

Essa discussão fez-me pensar em Tzvetan Todorov, filósofo e linguísta, um dos mais importantes pensadores do séc.XX. Em seu livro, "A Literatura em Perigo" ele afirma que "a literatura amplia o nosso universo, incita-nos a imaginar outras maneiras de concebê-lo e organizá-lo. Somos todos feitos do que os outros seres humanos nos dão: primeiro nossos pais, depois aqueles que nos cercam;a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente".
É através da literatura que tornamos o mundo real mais pleno e belo...é ela que nos permite responder melhor à nossa vocação de ser humano.
Portanto, é importante que as crianças tenham sua imaginação povoada de histórias, contos, fábulas, fantasias...pois os textos desvendam mundos intocáveis e incitam o pensamento criativo...algo que está faltando para muitos "grandinhos" que conheço.

Filosofia Brincante



                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário