Não confundam..."Salir de tapas" não significa sair brigando e dando bofetadas e tapas em quem encontrar pela rua...muita atenção!!!
A Real Academia da Língua Espanhola define as tapas como “qualquer porção de alimento capaz de acompanhar uma bebida”.
Salir de tapas é um dos costumes preferidos do povo espanhol e programa obrigatório àqueles que visitam o país ibérico.
As deliciosas "tapas" espanholas são tira-gostos que podem ser servidos frios ou quentes antes das refeições ou, hoje em dia, até mesmo substituí-las. E sempre acompanhados por uma boa bebida, é lógico.
Alguns historiadores sustentam que a palavra "tapa" deriva do verbo tapar e teria origem em um costume da Idade Média, em que os copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto, queijo ou morcela por cima, para evitar que as insuportáveis moscas que apareciam no verão caíssem dentro dos copos de xerez, o delicioso vinho espanhol.
Outros acreditam que as iguarias surgiram para aliviar a "árdua tarefa" de, ao cair da tarde, na hora do aperitivo habitual dos espanhóis, em vez de os trabalhadores passarem de bar em bar e somente bebericarem, passassem a receber como cortesia alguns tira-gostos para forrar o estômago e não cair de maduros (procede, não?). Alguns poucos bares de Madri ainda preservam a tradição de não cobrá-los.
Também é defendida a idéia de que por ter a Espanha sido por muito tempo tomada pelos árabes, assimilou-se o costume das "mezzes", os tradicionais antepastos árabes comidos em bocados.
Portanto, se alguém te convidar para salir de tapas, na Espanha ou no Brasil, vista suas luvas de boxe imaginárias.
A intenção do convite é passar horas agradáveis com divertidas conversas, bebidas e o melhor dos petiscos locais.
Nada mais agradável do que ir ao cinema...assistir a um bom Almodovar e depois " ir de copas y tapas con los amigos"... ¡ Vale !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário